TraditionJAPAN始動!
薄れゆく古き良き日本の伝統、しきたりや風習を様々な分野と角度から考える組織です。
Estabelecimento da Tradition Japan

A Tradition Japan é uma organização que pensa sobre as tradições, ritos e costumes preciosos do Japão que estão desaparecendo, desde vários ângulos e campos, e continua preservando-os.
Visando encontrar um "Japão" único e original, Chizuko Yahagi, representante da organização, tem expressado no presente website sobre o "conceito do belo do Japão", entrevistando e conversando com pessoas que desempenham atividades em vários campos.
A Tradition Japan tem como conceito a necessidade de sentir amor e orgulho por sua "pátria-mãe", tendo como premissa de que a globalização entre os países do mundo vai se tornar ainda mais rápida de agora em diante.
A atitude com a qual o "Japão" vai se relacionar com o mundo "não será determinada somente pela política e, sim, pela consciência do povo".
Se, através das atividades da Tradition Japan, os japoneses pensarem no que seria o orgulho de ser japonês, e qual é o "conceito do belo do Japão", e esse fato contribuir , por mínimo que seja, à "continuação da cultura tradicional", sentir-nos-emos satisfeitos.

Entrevista Especial da TraditionJAPAN  
Chizuko Yahagi - Representante
━O que a levou a criar a Tradition Japan?

É difícil que os japoneses "sintam" o Japão vivendo aqui, no Japão. Cinco anos atrás, morei por dois anos nos Estados Unidos. Através dessa experiência, pude ter essa sensação.
Lá, eu vivi na Califónia. O traje cotidiano das pessoas é muito simples, consistindo de jeans e camiseta.
Já nessa época, adorava quimonos e, então, houve um dia em que desejei imensamente vestir um quimono nos Estados Unidos. Nessa ocasião, pensei que "a sensação de querer vestir um quimono" era exatamente porque eu era japonesa e senti que as raízes da cultura japonesa estava na época em que se usou o quimono.
Mas, no Japão, as pessoas estão, cada vez mais, se esquecendo do quimono. Pensei em quantas vezes as pessoas em geral costumavam vestir quimono durante o transcorrer do ano. Revendo o estilo de vida no Japão, achei que eram extremamente raras as ocasiões.
Isto porque, dentro da globalização, difundiu-se, no mundo, a ideia de que a moda também deve ser "fácil, prática e barata". O Japão não é exceção, e creio que isso ocorre porque, ao se vestir, o espírito das pessoas também dão importância à racionalização.
Essa tndência não acontece somente em relação ao quimono. Sinto apreensão com a situação atual em que, também no mundo dos negócios, está se diluindo aquela "dedicação de tempo e zelo que tanto prezaram os japoneses". Creio que, exatamente porque vivemos na era da globalização, o sentimento de que "temos que nos conscientizar de que as características dos japoneses são boas" serviu de impulso para criar a Tradition Japan.

━A experiência de sair do Japão lhe proporcionou esse ponto de vista, não é? Por que pensa que é necessário preservar, agora, a tradição?

A globalização do mundo não traz somente coisas boas. Creio que a corrente principal de um pensamento "tende a se padronizar".

A tendência de que "o prático e a racionabilidade se tornem o centro de tudo" faz as características e a personalidade do país desaparecerem... Eu sinto essa possibilidade. Tenho receio de que venha um dia em que o conceito de "rápido, claro, preto ou branco, logo" faça com que a "fineza, reserva, ações não diretas", que expressam o senso de beleza dos japoneses que existia até agora, não possam mais ser compreendidas.
Pensar nos outros com sentimento de reserva, a preocupação com as pessoas, o refinamento, a dedicação de tempo e seriedade para fazer as coisas... Se não transmitirmos essas peculiaridades, creio que a personalidade japonesa se perderá. Mais do que proteger a tradição, o correto seria dizer expressar sem perder as peculiaridades dos japoneses transmitidas pelos nossos antepassados.

━O que a Tradition Japan faz concretamente?

Descobrir as diversas técnicas ocultas nas 47 províncias do arquipélago japonês e apresentá-las ao muundo. Vou "promover o arquipélago" levando as expressões típicas do Japão ao conhecimento do mundo.
Não é exagero dizer que em cada região do Japão, existe um centro de produção de quimonos. Igualmente, "a técnica com dedicação de tempo e trabalho" existe secretamente nas regiões. Quero fazer atividades de promoção dessas técnicas separando-as do senso de valores "centralizados nos custos e com omissão da dedicação". Não há tempo até que a tradição, em especial da maravilhosa indústria de tecelagem, se acabe. É preciso agir o mais rápido possível!

━Em poucas palavras, o que a Tradition Japan objetiva para o futuro?

Continuar a expressar a cultura japonesa pelo mundo.

Perofile
Chizuko Yahagi
Data de nascimento: 17 de abril de 1956 (53 anos)
Representante de Do Justice Designer/Criadora de Web DTP/Ilustradora Vencedora do Campeonato Estudantil de Track and Field de 800m e 1500m, em 1976 e 1978 Mãe de 5 filhos (4 mulheres e 1 homem) de 21, 18, 17, 15 e 11 anos

Em 2008, criou a grife "Kimono Western" e lançou várias séries pelo mundo. Em março de 2009, estabeleceu a loja com sua grife em Nakameguro, Tóquio. Com o pensamento de que ter orgulho de "Made in Japan" é "cool", formou a organização sem fins lucrativos
Tradition Japan, da qual é presidente, visando transmitir a tradição japonesa às novas gerações.

Do Justice 
メトロポリス
Copyright(c) TraditionJapn.All Rights Reserved